Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?
Lição 12: Preparando-se para o futuro
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição:
Preparando-se Para o Futuro, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Sementes”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de
que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: Sementes
Objetivo:
Mostrar que colhemos aquilo que praticamos -
princípio da semeadura e da colheita.
01 cesta pequena com sementes variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para
cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear,
isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da
colheita.
- Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado?
O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo
cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a cesta com as sementes e
solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as
no copo.
- Depois, orientem para que os alunos falem sobre
as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas
para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que
vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco
também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”
- Analisem ainda que há sementes que germinam com
facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois façam uma relação disto com as sementes que
estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores cuidados e tentativas
para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário