Discipulando – 4º ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 01: Um novo caráter: A lei do reino de Deus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Um
novo caráter, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Quando vocês falarem sobre as bem-aventuranças,
apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco ou cartolina(01 forma de utilização:
escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material da dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica.
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade passageira e a
espiritual.
Material:
- 01 caixa de sapato com tampa
- Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do
tamanho da caixa)
OS BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado os pobres de espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a
vontade de Deus
Bem-aventurado os misericordiosos
Bem-aventurado os puros de coração
Bem-aventurado os pacificadores
Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.
- Papéis ofício branco ou colorido
- 01 coleção de lápis hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
- Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da
caixa(parte externa)
- Colocar dentro da caixa as expressões digitadas
na ordem em que se encontram no item material, isto é, primeiro as
bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
- Apresentem a Caixa da Felicidade.
- Falem: Nesta caixa contém formas de felicidade.
Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser feliz.
- Então, peçam para que os alunos falem sobre
momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos. Depois escrevam em tiras de
papel ofício uma frase ou palavra que representem estes momentos felizes
citados pelos alunos.
Colem estas frases e/ou palavras na tampa da
caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos de felicidade, que
vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é, eles são do aspecto
material ou espiritual?
Observem as respostas. Certamente a maioria vai
estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e
retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS
BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as
Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?
Depois, falem: A palavra "bem-aventurado”
significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas
bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para que um aluno por vez tire um
papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro cada expressão e falem:
Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada bem-aventurança devem
ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a
complementação do versículo. Procurem utilizar uma linguagem simples e mais
próxima da realidade dos seus alunos, de forma que seus alunos compreendam o
real significado delas.
- Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade
apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais? Como podemos
encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas convergirão para o
aspecto espiritual.
- Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco
sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos remete a algo interior,
espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no sentido de ser preservado
para que não se perca o foco da felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário