Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 12: O Reinado de Josias
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o título da lição: O Reinado de Josias, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
Sublinhem o nome Josias e falem: Escutem o que a Bíblia nos fala deste
rei.
“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com
todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme
toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal”(II Rs 23.25).
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem um mapa para mostrar o reino
do Sul(Judá).
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
- À medida que o conteúdo for sendo estudado, escrevam no quadro ou outro
material os feitos realizados por Josias, utilizando uma palavra ou pequenas
expressões.
- Para concluir,
utilizem a dinâmica “A Chave do avivamento”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco, mapa e material da dinâmica;
- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição; sublinhar o nome Josias; as expressões ou palavras referentes aos
feitos do rei Josias; mas, vocês podem escrever
outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema.
Dinâmica: A Chave do
avivamento
Objetivo:
Contextualizar o tema do
avivamento ocorrido na época do rei Josias(reino do Sul, Judá).
Enfatizar a importância de
atitudes que conduzem ao avivamento.
01 chave de metal ou
confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Observação: os alunos podem
utilizar cada um a sua chave de casa ou de um carro.
Procedimento:
- Apresentem a chave para os
alunos
- Perguntem aos alunos: Para
que serve uma chave?
Aguardem as respostas.
Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que
também a chave é utilizada para fechar.
- Falem: Acabamos de estudar
sobre várias ações que impediam ao povo de Judá um relacionamento correto com
Deus(chave para fechar). Porém, o rei Josias conduziu o povo ao
avivamento(chave para abrir).
- Falem: Quais ações podem
abrir e/ou fechar o avivamento na nossa vida, hoje, que estamos no século XXI,
na cidade de....(falar o nome da cidade)?
- Para responder, dividam a
turma em 02 grupos.
O grupo 01: chave para fechar
o avivamento
Exemplo: falta de santidade,
distanciamento de Deus, falta de leitura e observância da Bíblia
O grupo 02: chave para abrir o
avivamento
Exemplo: ler e obedecer a
Palavra de Deus, orar, coração quebrantado etc.
- Estipulem um tempo máximo de
05 minutos para esta atividade.
Cada grupo deve apontar pelo
menos até 05 ações.
- Em seguida, os alunos devem apresentar
de forma objetiva.
Neste momento, fiquem atentos
as respostas. Se necessário, corrijam algo ou acrescentem outras informações.
- Para finalizar, leiam:
“Ouvi, Senhor, a tua palavra,
e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a
conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”(Habacuque 3:2).
Por Sulamita Macedo.
Para conclusão do trimestre:
Material:
02 folhas de papel madeira ou
cartolina
02 quadros brancos
Pincel atômico ou marcador
para quadro branco
Atividade:
Na folha 01: escrever o título
“Reis que fizeram reto diante de Deus”
Os alunos devem apontar os
nomes e atitudes destes reis
Na folha 02: escrever o título
“Reis que fizeram mal diante de Deus”
Os alunos devem apontar os
nomes e atitudes destes reis
Depois, para concluir enfatizem
qual as consequências que eles ocasionaram para si próprios e para o povo de
Israel.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário