RSS

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel

Lição 12: O Reinado de Josias 

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

- Apresentem o título da lição: O Reinado de Josias, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

Sublinhem o nome Josias e falem: Escutem o que a Bíblia nos fala deste rei.

“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal”(II Rs 23.25).

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá).

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

- À medida que o conteúdo for sendo estudado, escrevam no quadro ou outro material os feitos realizados por Josias, utilizando uma palavra ou pequenas expressões.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Chave do avivamento”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;

- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; sublinhar o nome Josias; as expressões ou palavras referentes aos feitos do rei Josias; mas, vocês podem escrever outras informações;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema.

 

Dinâmica: A Chave do avivamento

Objetivo:

Contextualizar o tema do avivamento ocorrido na época do rei Josias(reino do Sul, Judá).

Enfatizar a importância de atitudes que conduzem ao avivamento.

Material:

01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.

Observação: os alunos podem utilizar cada um a sua chave de casa ou de um carro.

Procedimento:

- Apresentem a chave para os alunos

- Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?

Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.

- Falem: Acabamos de estudar sobre várias ações que impediam ao povo de Judá um relacionamento correto com Deus(chave para fechar). Porém, o rei Josias conduziu o povo ao avivamento(chave para abrir).

- Falem: Quais ações podem abrir e/ou fechar o avivamento na nossa vida, hoje, que estamos no século XXI, na cidade de....(falar o nome da cidade)?

- Para responder, dividam a turma em 02 grupos.

O grupo 01: chave para fechar o avivamento

Exemplo: falta de santidade, distanciamento de Deus, falta de leitura e observância da Bíblia

O grupo 02: chave para abrir o avivamento

Exemplo: ler e obedecer a Palavra de Deus, orar, coração quebrantado etc.

- Estipulem um tempo máximo de 05 minutos para esta atividade.

Cada grupo deve apontar pelo menos até 05 ações.

- Em seguida, os alunos devem apresentar de forma objetiva.

Neste momento, fiquem atentos as respostas. Se necessário, corrijam algo ou acrescentem outras informações.

- Para finalizar, leiam:

“Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”(Habacuque 3:2).

Por Sulamita Macedo.

 

Para conclusão do trimestre:

Material:

02 folhas de papel madeira ou cartolina

02 quadros brancos

Pincel atômico ou marcador para quadro branco

Atividade:

Na folha 01: escrever o título “Reis que fizeram reto diante de Deus”

Os alunos devem apontar os nomes e atitudes destes reis

Na folha 02: escrever o título “Reis que fizeram mal diante de Deus”

Os alunos devem apontar os nomes e atitudes destes reis

Depois, para concluir enfatizem qual as consequências que eles ocasionaram para si próprios e para o povo de Israel.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: