Adultos - O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
Lição 13: O Cativeiro de Judá
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Apresentem o
título da lição: O Cativeiro de Judá, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem um mapa para mostrar o reino
do Sul(Judá) e outro para apresentar o império babilônico.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
- Para concluir,
utilizem a dinâmica “Fizeram reto ou mal diante de Deus?”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para
quadro branco, mapas e material da dinâmica;
- Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever
no quadro o título da lição, os cartazes da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica, para conclusão do trimestre.
Dinâmica: Fizeram reto
ou mal diante de Deus?
Objetivo: Concluir o estudo
sobre o tema do trimestre - O Plano de Deus para Israel em meio
à Infidelidade da Nação: As Correções e os
Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel
02 folhas de papel
madeira ou cartolina
02 quadros brancos
Pincel atômico ou
marcador para quadro branco
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Na folha 01: escrever o
título “Reis que fizeram reto diante de Deus”
Na folha 02: escrever o
título “Reis que fizeram mal diante de Deus”
Na aula:
- Coloquem estas folhas
já identificadas em 02 quadros brancos.
- Leiam e expliquem
para os alunos o que vocês desejam que eles realizem.
Os alunos devem apontar
os nomes e atitudes dos reis que façam referência ao título do cartaz.
Observação:
se houver dificuldade
inicial, comecem a citar alguns nomes dos reis e creio que os alunos vão se
lembrar de outros.
Nomes de reis estudados
nas lições: Salomão, Jeroboão, Roboão, Acabe, Acazias, Joás, Oseias, Ezequias,
Josias e Zedequias.
- Depois, enfatizem
qual as consequências que eles ocasionaram para si próprios e para o povo de
Israel.
E em seguida, analisem o que aprendemos com os erros e acertos destes reis.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário