Pré-adolescentes - Pré-adolescência: Que fase é essa?
Lição 13: Deus em primeiro lugar
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Deus em Primeiro
Lugar, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Prioridades”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de
que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a
demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: Prioridades
Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na vida
cristã.
Refletir sobre as prioridades na vida pessoal.
Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou
médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru, a quantidade
depende do tamanho do vaso.
- 04 bombons tipo Serenata de Amor (pode ser mais,
depende do tamanho do vaso).
Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa
para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as
duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
Situação 01:
- Apresentem 01 vaso transparente e coloquem
dentro os bombons, que por serem grandes, representam aquilo que é prioridade.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade
de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).
Lembrem-se que a quantidade já deve ter sido testada por você em casa.
Aguardem as respostas. Certamente vão variar, mas
a normalmente as pessoas optam pelo não.
- Então, coloquem, com cuidado, o arroz até a
borda do vaso.
- Agora falem: Esta parte de arroz representa as
coisas menos importantes, por se tratar de vários elementos pequenos.
Situação 02:
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro
vaso, coloquem o arroz no vaso(a mesma quantidade da situação 01) e depois os
bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?
Os vasos são iguais, a quantidade de arroz e de
bombons foi igual a situação anterior. O que modificou?
Observem as respostas.
- Depois, falem:
Na situação 02 temos: O arroz que foi colocado em
primeiro lugar representa as coisas que demandam mais tempo, mais atenção, ficando o que é prioritário com pouco espaço
ou até mesmo sem espaço.
Na situação 01 temos: Os bombons em primeiro lugar
representando as prioridades e o restante de espaço cabem todas as outras coisas(o
arroz).
- Concluam falando sobre a importância do que é
prioritário na vida cristã, o serviço para o mestre, o compromisso com o Reino
de Deus.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também
pode acontecer em nossas vidas.
O que temos
como prioridade?
Estamos acomodados, indiferentes, apresentando
desculpas e invertendo prioridades?
- Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de
Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
- Concluam, afirmando que Deus estava requerendo
do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a
reconstrução do templo.
Leiam: Ag 1. 2 a 6. Depois, reflitam sobre o que
aconteceu com o povo quando deram prioridade aos seus negócios em detrimento da
obra de Deus.
Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário