Juvenis – Questões difíceis do nosso tempo
Lição 13: A igreja e o movimento dos desigrejados
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: A Igreja e o Movimento dos desigrejados,
escrevendo no quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Escrevam o nome no quadro ou cartolina: desigrejados.
- Depois, perguntem: O que vocês podem falar sobre esta palavra?
Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Em seguida, reforcem a importância do jovem está reunido numa igreja
local, para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos
e comunhão com o Senhor.
– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Você é importante”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o
título da lição e o nome “desigrejados”); mas, vocês podem escrever outras
informações;
Material para a dinâmica.
- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e nome “desigrejados”.
- Método de Perguntas e Respostas;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.
Dinâmica: Você é importante
Objetivos:
Refletir sobre a valorização pessoal.
Enfatizar a importância de estar frequentar uma igreja.
01 quebra-cabeça para cada grupo
Observação: Utilizem quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem
encontrar com preço bastante baixo nas lojas de material importado.
Procedimento:
- Dividam os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não
falem isto para eles.
- Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho
deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Está peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
- Depois, falem: Faz de conta que as peças são vocês, todos são
importantes para o grupo. Vocês são importantes para suas famílias e para a
igreja.
- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que
concluam o preenchimento do quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem com os alunos sobre a valorização pessoal e a
importância de estar participando de uma igreja.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário