Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicas
Lição 12: Vivendo em oração
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Vivendo em oração, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Perguntem para os
alunos:
O que é oração?
É algo espontâneo ou
repetitivo?
Observem as respostas
dos alunos e depois acrescentem outras informações, corrigindo algo se
necessário.
Aqui está sendo
utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Depois coloquem no
quadro ou cartolina as seguintes frases:
Como orar?
Onde orar?
Por que orar?
Quando orar?
Trabalhem as respostas
dessas perguntas, buscando sempre a participação dos alunos.
Aqui também está sendo
utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Em seguida, trabalhem
os demais itens da lição. Lembrem-se de
que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para finalizar a
aula, utilizem a dinâmica “Caminhando em Oração”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco ou cartolina(02 formas de
utilização: escrever o título da lição e perguntas); mas vocês podem escrever
outras informações;
Material da dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e as
perguntas e as demonstração da dinâmica;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica para conclusão da aula.
Dinâmica: Caminhando em
oração
Objetivo: Compartilhar motivos
de oração, exercitar a oração intercessória e agradecer as bênçãos recebidas.
01 tapete
Rosas
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos
sobre oração
Procedimento:
- Organizem o material da dinâmica, no meio da
sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras
e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada
objeto representa:
Tapete: caminho da vida
cristã.
Rosas: bênçãos
recebidas.
Pedras: as dificuldades
que enfrentamos.
Os versículos: em que
confiamos.
- Peçam para que cada
aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está
vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma
pedra grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher
um versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele poder pegar uma
pedra e uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória
já alcançada.
- Para finalizar, façam
uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas
bênçãos já alcançadas.
Observações:
- Se sua turma tiver
quantidade grande de alunos, faça neste domingo apenas com uma parte da classe e
em outra aula com o restante.
- Se sua classe
funcionar dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica
com o material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas,
coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados,
passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original
desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário