Discipulando – 3º. Ciclo - Vivendo as verdades bíblicas
Lição 11: Relacionando-se com sua igreja local
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Relacionando-se com a Igreja local, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem
o conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Escrevam no quadro as
seguintes perguntas:
Quando se originou a
Igreja?
O que é igreja
universal e local?
Aguardem as respostas.
Aqui está sendo
utilizado o método de Perguntas e Respostas.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Você é importante”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(02 formas de utilização: escrever o
título da lição e 02 perguntas); mas vocês podem escrever outras informações;
Material da dinâmica;
- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição e as
perguntas e as demonstrações das 02 dinâmicas;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de 01 dinâmica.
Dinâmica: Você é
importante
Objetivos:
Enfatizar a importância
de frequentar uma igreja local.
Material:
01 quebra-cabeça para
cada grupo
Observação: Adquiram quebra-cabeça
com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo nas lojas de
material importado.
Procedimento:
- Dividam os alunos em
grupos.
- Distribuam para cada
grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
- Peçam para que cada
grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar
que está faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Está peça é importante
para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão
montadas e somente uma faz falta? Por quê?
- Depois, falem: Faz de
conta que as peças são vocês, todos são importantes para o grupo. Vocês são
importantes para suas famílias e para a igreja.
- Então, entreguem a
peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do
quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem com
os alunos sobre a valorização pessoal e a importância de estar participando de
uma igreja local.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário