Jovens: Jesus Cristo voltará - Fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja
Lição 01: A Doutrina das Últimas Coisas
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Doutrina das Últimas Coisas. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e
marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para introduzir o estudo, perguntem: Qual o nome que é dado ao estudo da
doutrina das últimas coisas?
Aguardem as repostas. Certamente, eles vão dizer que é Escatologia.
Escrevam o nome Escatologia no quadro.
Como podemos definir Escatologia?
Formulem de forma coletiva uma definição do que é Escatologia.
Aqui foi utilizada 02 vezes o método de Perguntas e
Respostas.
- Em seguida, apliquem a dinâmica “A Ordem das
Coisas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta
lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos
didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(03 formas de utilização: escrever o
título da lição, o nome Escatologia, a definição coletiva de Escatologia); mas,
vocês podem escrever outras informações;
Material da dinâmica;
- Estratégia do conhecimento prévio para a definição coletiva;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição, nome Escatologia e
definição coletiva e a demonstração da dinâmica;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: A Ordem das Coisas
Objetivo: Iniciar o estudo
sobre os eventos escatológicos.
Material:
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de barbante
22 prendedores de roupa(mais conhecido como pegador de roupa)
11 envelopes
11 expressões digitadas(acontecimentos): O ARREBATAMENTO DA IGREJA, O
TRIBUNAL DE CRISTO, A GRANDE TRIBULAÇÃO, AS BODAS DO CORDEIRO, A REVELAÇÃO DO
SENHOR JESUS, O FIM DO IMPÉRIO DO ANTICRISTO, O JULGAMENTO DAS NAÇÕES, O
MILÊNIO, A ÚLTIMA REVOLTA DO DIABO E SEU JULGAMENTO, O JUÍZO FINAL, NOVOS CÉUS
E NOVA TERRA.
ANTES DA AULA:
- Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.
- Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de
mesa, cadeira, carteira etc.
- Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam
pendurados todos os 11 acontecimentos digitados.
DURANTE A AULA:
- Solicitem aos alunos que procurem os 11 envelopes, antes falem que
nestes envelopes há algo a ser revelado.
- Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que
abram o envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.
- Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos
escatológicos e coloque-os no varal, da esquerda para a direita.
- Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de
forma objetiva, começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que
vão acontecer.
À medida que for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar
os eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente estará).
- Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre.
Por Sulamita Macêdo.
0 comentários:
Postar um comentário