Adolescentes Currículo 2022: Apóstolo Paulo, o Grande Missionário
Lição 09: A terceira viagem missionária
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A
terceira viagem missionária, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para conduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Terceira Viagem
de Paulo”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Terceira Viagem de Paulo
Objeitvo: Realizar
pesquisa orientada sobre a terceira viagem do apósotolo Paulo, utilizando a
Metodologia Ativa de Aprendizagem.
Material:
Celular ou notebook dos alunos
01 mapa da terceira
viagem do apósotolo Paulo
02 quadros brancos ou
02 cartolinas
Dias antes da aula:
Utilizando o grupo de
WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre a terceira viagem do
apósotolo Paulo, delimitando-se aos seguintes pontos:
Quem o propósito da viagem?
Quantos lugares foram
visitados?
O apóstolo Paulo estava com
companheiros?
Qual a diferença básica desta
viagem com relação a 1ª e 2ª viagens?
No dia da aula:
Procedimento:
- Organizem os alunos em um
semicírculo.
- Coloquem no quadro o mapa da
3ª viagem no espaço aberto do semicículo para que todos vejam.
- Solicitem para que os alunos
falem sobre o que pesquisaram. Para isto, comecem a fazer as perguntas:
Quem o propósito da viagem?
Quantos lugares foram
visitados?(usar o mapa)
O apóstolo Paulo estava com
companheiros?
Qual a diferença básica desta
viagem com relação a 1ª e 2ª viagens?
- Neste momento, escutem
atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas expressões que
representem o que aos alunos falaram.
Isto deve acontecer para todas
as perguntas e respostas.
- Para conluir, leiam:
“E durou isto por espaço de
dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra
do Senhor Jesus, assim judeus como gregos”(Atos 19:10).
- Falem: Temos no apóstolo
Paulo um exemplo de um propagador do evangelho, pelo incansável trabalho para
que muitos pudessem alcançar a salvação.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário