Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 09: Relacionando-se com os estudosProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com os
estudos, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, perguntem:
Quem está estudando o ensino
Fundamental, o Médio ou curso superior?
Quem já concluiu o ensino
Fundamental, o Médio ou curso superior?
Aguardem as respostas.
Escrevam no quadro a
quantidade de alunos para cada modalidade de ensino.
Aqui está sendo utilizado o método
de Perguntas e Respostas.
- Em seguida, conversem com os
alunos sobre a importância dos estudos para a vida dos alunos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Hábitos de Estudo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Hábitos de Estudo
Objetivo:
Estimular o hábito de estudar.
Material:
Quadro ou cartolina
Material digitado sobre hábitos
de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 - Perguntem: Como vocês se
organizam para estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou
cartolina.
2 - Depois, peçam para que os
alunos façam uma encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos alunos.
3 - Analisem as respostas e as
encenações, questionando se dessa forma está havendo boa assimilação dos
conteúdos.
4 - Agora, peçam para que os
alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma de estudar.
5 - Falem: Vamos ver agora
algumas ações importantes para que haja maior aproveitamento nos
estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada aluno):
- Planeje o que vai estudar e
siga cuidadosamente seu planejamento.
- Organize um horário fixo de
estudo, crie uma rotina diária.
- Procure um local de estudo
com iluminação adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde haja
silêncio(desligue a TV, rádio, MP3, celular).
- Tenha perto de você o que
vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o mais
adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer
anotações.
- Leia de preferência durante
o dia.
- Leia o texto em voz alta e
depois procure escrever as ideias principais.
- Organize uma pasta ou
fichário com suas anotações e dúvidas.
- Realize pesquisas em livros,
revistas e sites confiáveis.
- Revise a matéria no dia da
explicação do professor.
- Fazer um cronograma com as
atividades e avaliações a serem realizadas.
6 – Perguntem: Qual ou quais
destas ações você tem mais dificuldade?
Aguardem as respostas e
mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que
aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de
estudo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário