Adultos - Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo
Lição 09: A Sutileza do Movimento dos
Desigrejados
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A
Sutileza do Movimento dos Desigrejados.
Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Vejam este exemplo:
Escrevam o nome “desigrejados” no quadro ou cartolina.
Depois, perguntem: O que vocês podem falar sobre esta
palavra?
Aguardem as respostas e depois acrescentem outras
informações.
Deixem claro qual a abordagem
do que seja “desigrejado” no contexto da lição e também acrescentem que na atualidade
muitos crentes ainda não retornaram à igreja devido a Pandemia do Corona
vírus, mesmo com a flexibilização dos protocolos de segurança.
- Que tal aproveitar o tema para refletir e debater sobre o uso ou
não do Metaverso pelas igrejas.
Uma sugestão de leitura sobre isto é o texto do Mensageiro da Paz
do mês de julho do ano em curso, com o título: “Metaverso: perigos e oportunidades
em uma sociedade presa ao virtual”.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu faço parte!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu faço parte!
Objetivos:
Enfatizar a importância do
cristão frequentar uma igreja.
Refletir sobre a valorização de
cada pessoa de forma individual e para o grupo.
01 quebra-cabeça para cada
grupo
Observação: Adquiram
quebra-cabeça com poucas peças.
Procedimento:
- Dividam os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo
um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
- Peçam para que cada grupo
monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está
faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Esta peça é importante para o
quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas
e somente uma faz falta? Por quê?
- Depois, falem(apontando para
as peças): As peças estão representando vocês, todos são necessárias para o
grupo. Aqui percebe-se a importância da valorização pessoal e a socialização.
- Então, entreguem a peça que
falta para cada grupo e solicitem para que concluam o preenchimento do
quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem com os
alunos sobre a importância de estar participando de uma igreja, pois nela
aprendemos a Palavra de Deus. A Igreja é
um organismo e organização, formada por pessoas que professam a fé em Jesus
Cristo, filho de Deus.
Quando você falta nas
atividades da igreja, faz falta! Está faltando uma peça!
Quem são outras peças, que não
estão vindo para a Igreja?
O que podemos fazer para
biscá-las?
Reflitam e se mobilizem para
encontrar essas peças.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário