Juvenis Currículo 2022: Personagens Marcantes da Bíblia
Lição 06: Samuel: Privilégios e
responsabilidades de um vocacionado
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: Samuel: Privilégios e
responsabilidades de um vocacionado. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Falem da história de Samuel solicitando ajuda dos alunos.
Depois, reflitam sobre as atitudes deste personagem bíblico.
Ao fazer os alunos lembrarem do que sabem sobre Samuel, está
sendo utilizado o Conhecimento prévio, isto é, conhecer o que os alunos
já sabem.
- Depois,
apliquem a dinâmica “Samuel! Samuel!”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Samuel! Samuel!
Objetivo: Contextualizar o chamado de Samuel com a vida dos alunos.
Material:
Não é
necessário
Procedimento:
- Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por
Deus, escolham um aluno da classe para representar o personagem Samuel.
- Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um
pouco longe deles.
Peçam para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno
“Samuel” escuta e procura reconhecer de quem é a voz.
Este procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois vocês trocam o aluno “Samuel” também.
- Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala,
fulano(nome do colega) que eu te escuto.
Se ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.
- Depois, conversem com os alunos sobre:
O que estão escutando?
Obedecem a estas vozes?
De quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?
De que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes
chamam?
- Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez
por Deus pensou que fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele
queria. Demonstrando obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem
se comportar e observar se podem ou não atender aos chamados, conforme o
ensinamento bíblico e a orientação dos seus pais.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário