Pré-adolescentes Currículo 2022 - Servindo a Deus com meus Talentos
Lição 06: O Papel do Talento MusicalProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O Papel do Talento Musical,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para
isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para concluir, utilizem a dinâmica “Louvando e adorando a
Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Louvando e adorando a Deus
Objetivo:
Refletir sobre a música como forma de expressão de louvor e adoração a Deus.
Material:
Não é necessário
Dias antes da aula:
Peçam para que os alunos que tocam
algum instrumento musical leve seus instrumentos para a aula da EBD. Vocês
podem fazer isto através do grupo de
WhatsApp da turma ou de outra forma de sua preferência.
Pode pedir também a outras
pessoas da igreja para levar seus instrumentos e no momento da aplicação da
dinâmica, eles devem estar presentes.
No dio aula:
- Estudamos sobre a música na
Bíblia. Vimos que a música também é uma forma de expressão de louvar e adorar a
Deus. Como devemos adorar e a
importâncias dos talentos musicais nos cultos.
- Falem: Qual o hino de
preferência de vocês?
Pode ser que sejam citados
vários hinos, mas através de um consenso, peçam para que escolham apenas um
deles.
- Em seguida, solicitem que os
alunos cantem uma parte deste hino escolhido, acompanhado de algum instrumento
musical(do aluno ou de outra pessoa).
- Depois, proponham que eles
façam uma paródia sobre o tema da aula com a música do hino escolhido.
Estipulem um tempo para esta
atividade.
- Depois, eles devem cantar o
hino em forma de paródia, acompanhados por instrumentos.
Para concluir, leiam:
“Cantai-lhe um cântico novo;
tocai bem e com júbilo”(Salmos 33:3).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário