Adultos - Os Ataques Contra a Igreja de Cristo - As Sutilezas de Satanás nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo
Lição 06: A Sutileza das Ideologias contrárias à FamíliaProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Sutileza das Ideologias contrárias à
Família. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Em seguida, para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Ele
e Ela”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ele e Ela
Objetivo: Estudar sobre o modelo
bíblico para o casamento: monogâmico e heterossexual.
Material:
01 tesoura
Nomes de casais da Bíblia digitados( os nomes devem estar
lado a lado, por exemplo ADÃO EVA)
Vejam esta lista de 20 casais:
Adão e Eva, Abraão e Sara,
Isaque e Rebeca, Sansão e Dalila, Elcana e Ana, Jacó e Raquel, Boaz e Rute,
Zacarias e Isabel, José e Maria, Ananias e Safira, Áquila e Priscila, Acabe e
Jezabel, Amã e Zeres, Assuero e Ester, Nabal e Abigail, Elimeleque e Noemi,
Moisés e Zípora, José(governador) e Azenate, Esaú e Judite e Davi e Mical.
Procedimento:
- Falem que vocês vão realizar
agora uma atividade para introcuzir o tema sobre o casamento bíblico.
- Observem o número de alunos, pois é importante que a
quantidade seja par. Se um aluno sobrar, um professor pode formar dupla com
ele.
- Observem estas orientações abaixo para a formação de pares(casais bíblicos):
Alternativa 01:
Se vocês tiverem 20 alunos, vocês formarão 10 casais. Daí, a importância de só
cortar os nomes dos membros que formam o casal, quando tiver certeza da
quantidade.
Cuidado para não distribuir nome de um membro de um casal e
não haver o seu par, por exemplo: alguém recebeu o nome DAVI e ninguém recebeu
MICAL.
Vocês podem indagar: E se minha classe for só de mulheres,
ou só de homens, ou mesmo mista e não conseguir formar casal mulher com homem?
A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou
não deve haver qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.
Alternativa 02:
Se sua classe for de mulheres,
entregar apenas nomes femininos para as alunas. O nome do par masculino
correspondente, vocês colocam em cima de uma mesa para as alunas procurarem.
Se sua classe for de homens,
entregar apenas nomes maculinos para as
alunos. O nome do par feminino correspondente, vocês colocam em cima de uma
mesa para os alunos procurarem.
- Agora, solicitem para que
formem os pares, por exemplo: Zacarias deve procurar Izabel e vice-versa etc.
- Quando os casais estiverem
formados, organizem todos os pares em um círculo.
- Peçam para que os casais se
apresentem, falando: Eu sou Ananias, eu sou Safira...
- Falem: O que vocês observam
desta formação dos casais?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
apontem que cada casal é formado por homem e mulher.
- Falem que este é o modelo de
casamento bíblico e em seguida leiam:
“E criou Deus o homem à sua
imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27).
“Portanto, deixará o varão o
seu e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24).
- Agora, iniciem o estudo
sobre o casamento bíblico.
Por Sulamita Macedo.
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