Pré-adolescentes Currículo 2022 - Servindo a
Deus com meus Talentos
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O
Funcionamento da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo sobre
o tema, utilizem a d
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave
para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Dai
a César o que é de César”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dai a César o que é de César
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as obrigações do cristão com relação ao
Estado.
Material:
01 figura grande da moeda cunhada com a imagem de
César
Procedimento:
- Apresentem para os alunos uma figura da moeda
cunhada com a imagem de César.
- Perguntem: De qual situação bíblica, vocês
lembram sobre dessa moeda?
Aguardem as respostas.
- Depois, leiam com os alunos sobre esse episódio,
que se encontra em Marcos 12. 14 a 17:
“E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?
Então ele, conhecendo a sua hipocrisia,
disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.
E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta
imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César
o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele”.
- Na lição de hoje, vamos estudar sobre os deveres
do cristão com relação ao Estado.
- Vamos pensar e refletir sobre esse assunto,
pensando o que nos dias de hoje o que seria dar a “César o que é de César”. E, qual deve ser nossos deveres, obrigações
com o Estado?
Deixem que os alunos falem, enquanto isto vocês
vão escrevendo as respostas no quadro ou cartolina.
- Depois, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário