RSS

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Pré-adolescentes Currículo 2022 - Servindo a Deus com meus Talentos

Lição 10: O Funcionamento da Igreja

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Funcionamento da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

 Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo sobre o tema, utilizem a d

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Dai a César o que é de César”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Dai a César o que é de César

Objetivo: Introduzir o estudo sobre as obrigações do cristão com relação ao Estado.

Material:

01 figura grande da moeda cunhada com a imagem de César

Procedimento:

- Apresentem para os alunos uma figura da moeda cunhada com a imagem de César.

- Perguntem: De qual situação bíblica, vocês lembram sobre dessa moeda?

Aguardem as respostas.

- Depois, leiam com os alunos sobre esse episódio, que se encontra em Marcos 12. 14 a 17:

“E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?

Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja.

E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César.

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele”.

- Na lição de hoje, vamos estudar sobre os deveres do cristão com relação ao Estado.

- Vamos pensar e refletir sobre esse assunto, pensando o que nos dias de hoje o que seria dar a “César o que é de César”.  E, qual deve ser nossos deveres, obrigações com o Estado?

Deixem que os alunos falem, enquanto isto vocês vão escrevendo as respostas no quadro ou cartolina.

- Depois, iniciem o estudo da lição.

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários: