Lição 08: Relacionando-se com a família
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se com a
família, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Convivência em Revisão!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convivência em
Revisão!
Objetivo:
Analisar os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros
familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência no âmbito
familiar.
Material:
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Procedimento:
- Falem que dentro da caixa há
vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de
nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que
servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar,
dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os
excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes
objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar
seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o
que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas
mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em
excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações
benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que
nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um
breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos
membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário