Pré-adolescentes Currículo 2022 - Servindo a Deus com meus Talentos
Lição 09: Quem são os Obreiros e Diáconos?
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Quem
são os Obreiros e Diáconos?, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o
ministério de serviço conhecido como Diaconia.
- Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
- Perguntem: Qual a função do diácono na nossa
igreja hoje?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro.
Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.
Se preferir, vocês podem chamar um diácono para
ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.
- Perguntem: Qual a origem do serviço de Diaconia?
Aguardem as respostas. Depois, acrescentem as
informações contidas no item II da lição.
- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados
na lição, sempre de forma participativa.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica
“Com a Mão na Massa” que proporcionará a reflexão do serviço de diaconia(no
sentido mais abrangente) que pode ser realizado por cada cristão.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Com a Mão na Massa
Objetivos:
Refletir sobre o serviço cristão na missão do
diaconato.
Realizar autoavaliação do serviço que prestamos
como despenseiros do Senhor.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para
cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de
suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra
do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do
hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa
ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em
oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos
apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam
capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário