Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 02: A grande jornada no desertoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: A grande jornada no
deserto, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar apliquem a dinâmica
“No Deserto”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No Deserto
Objetivos:
Contextualizar com a vida do aluno o estudo sobre a provisão de Deus
para o povo de Israel no deserto.
Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no deserto da vida, mas
com a confiança de que Deus é soberano e provedor.
01 saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo relacionados:
Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna
Uma Bíblia
Uma borracha
Um sachê de chá de camomila ou erva-doce
Um clip
Uma liga(elástico)
Um bandaid
Uma bala
Uma peça de um quebra-cabeça
Uma cópia da oração do Pai Nosso
Um relógio
Procedimento:
- Falem: Estudamos sobre as dificuldades, desafios que o povo israelita
passou no deserto, mas houve a provisão de Deus.
Há momentos na vida que temos certeza de que estamos no deserto,
sofrendo com a aridez da situação que pode ser material e/ou espiritual.
- Perguntem: O que pode causar a nossa permanência temporária no deserto
da vida?
Observem as respostas dos alunos.
- Falem: Precisamos de alguns objetos e também realizar ações para que a
nossa sobrevivência neste deserto seja amenizada ou garantida.
- Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência para quem está nesta
situação.
Então, comecem a retirar, do saco ou caixa, os objetos e falem sobre a
finalidade de cada um:
Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna: para indicar e mostrar o
caminho para sair da situação.
Uma Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil
para o ensino, repreensão e correção.
Uma borracha: para apagar as ações negativas e perdoar
Um sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para relaxar e esperar com
paciência e esperança
Um clip: Para juntar as experiências
Uma liga(elástico): Para se
lembrar de ser flexível e adaptar-se a situação
Um bandaid: Para curar as mágoas, as feridas
Uma bala: Para adoçar a difícil situação
Uma peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que você não está sozinho
Uma cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que a oração do justo
muito pode em seus efeitos.
Um relógio: Para lembrar que Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e
que devemos persistir em oração.
- Depois, perguntem: Vocês indicariam outros objetos para compor este
Kit?
Aguardem as respostas. Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.
Ideia original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.
Elaboração da dinâmica com a versão deste kit com suas finalidades por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário