Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos
Lição 02: O Caminho do ímpio e do justoProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Caminho do ímpio e do justo. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
- Para iniciar o
estudo do tema, utilizem a dinâmica “Caminho do ímpio e do justo”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Caminho do ímpio e do justo
Objetivos:
Enfatizar o conteúdo do salmo 01 acerca do caminho dos justos e dos
ímpios.
Proporcionar momento reflexão sobre conselhos bons e maus.
06 placas para 04 grupos, contendo as expressões a seguir: CERTO, ERRADO,
FAÇA, NÃO FAÇA, ISTO É BOM, ISTO NÃO É BOM.
Procedimento:
- Dividam a turma em 04 grupos e distribuam 06 placas para cada grupo,
deixando de fora 02 alunos
- Falem:
Grupo 01 representará Colegas evangélicos.
Grupo 02 representará Colegas não evangélicos.
Grupo 03 representará Família Evangélica.
Grupo 04 representará Família não Evangélica.
- Agora, afirmem: Os dois colegas de vocês vão ler sobre uma
situação. À medida que as situações
forem apresentadas, os membros do grupo opinam, mostrando através das placas seus
posicionamentos.
Observações:
1 – Não se surpreendam se aparecem respostas inesperadas.
2 – Dentro de um mesmo grupo, pode haver respostas diferentes.
- Quando as placas forem apresentadas, solicitem que apresentem suas
argumentações. Façam as intervenções necessárias.
- Chamem 01 aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes. Após a
leitura de cada parte os grupos opinam.
1 - “Estou conversando com um rapaz, que não é evangélico, através da internet há um bom tempo. Gosto muito dele. A gente quer se conhecer para namorar.”
2 - “Meus pais descobriram que eu estava conversando com este rapaz e me proibiram de entrar em contanto com ele”.
3- “Eu consegui conversar com ele
escondido dos meus pais e vamos nos encontrar no shopping, quero ganhar ele
para Jesus.
- Chamem o outro aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes:
1- “Na escola ou universidade, me oferecem droga, até agora estou
resistindo. não tenho coragem de contar isto para meus pais”.
2- “Estou com muita vontade de experimentar a droga somente uma vez,
tenho curiosidade de saber se é tão bom quanto meus colegas afirmam”.
3- “Experimentei a droga e tive uma sensação muito boa. Mas, foi somente
uma vez. Não tenho coragem de falar para meus pais”.
- Em seguida, trabalhem com os alunos os seguintes questionamentos:
Como avaliar se um conselho é bom? Qual o parâmetro a ser utilizado?
- Depois, leiam o salmo 01.
Por Sulamita Macedo.
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