Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 03: Crendo para Interpretar a BíbliaProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crendo para
Interpretar a Bíblia, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do
tema, apliquem a dinâmica “Seguindo Regras”.
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Seguindo
Regras
Objetivo: Promover de forma
lúdica reflexão sobre a importância de estar atento a leitura e interpretação
de um texto.
01 cópia de um texto de
atividades para cada aluno(postada no procedimento)
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia
para cada aluno da atividade postada abaixo:
Texto da Atividade
Leia tudo antes de
fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome
no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo
em volta da palavra nome.
03- Agora faça um
círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da
capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a
frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três
quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você
chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que
acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz
alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e
levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10
segundos.
10 – Conte em voz alta
de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas
da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se
e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas
pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu
todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por
favor, não revele ao seu colega do lado.
Autoria desconhecida.
- Orientem os alunos
para que sigam a instrução da atividade.
Observação: na
atividade há somente uma ação a ser realizada que se encontra logo no início
“Leia tudo antes de fazer qualquer coisa...”, mas normalmente as pessoas não
observam esta recomendação e começam a realizar todas as outras ações.
- Observem as atitudes
dos alunos durante a atividade.
Depois de um certo
tempo, eles vão perceber que estão
fazendo errado ao lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu todas as
instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não
revele ao seu colega do lado”.
- Em seguida,
questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando
as outras. O que lhes faltou? Qual regra era para ser seguida?
- Para concluir, falem:
Vocês falharam na leitura de um pequeno texto de atividades. E para ler a
Bíblia? Nesta lição vamos estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário