Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 02: Conhecendo a BíbliaProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os
alunos.
- Perguntem como
passaram a semana.
- Escutem atentamente o
que eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Conhecendo a
Bíblia, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do
tema, apliquem a dinâmica “Conhecendo a Bíblia”.
- Posteriormente, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo a Bíblia
Objetivo:
Conhecer a organização da
Bíblia: Antigo e Novo Testamento.
01 Bíblia para cada aluno
Nomes digitados:
. Antigo Testamento,
Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
. Novo Testamento, Evangelhos,
Histórico, Cartas e Profético.
. Nomes dos livros da Bíblia
digitados e cortados separadamente
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que
a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a
vida espiritual, digam que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos,
precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para
que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que
compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós
encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o
número da página. Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes:
Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é
composta por 66 livros.
- Agora, distribuam os nomes
dos 39 livros do Antigo Testamento para os alunos. Certamente, um aluno
receberá mais de um nome.
- Coloquem no quadro os
seguintes nomes: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
- Falem: Estes nomes
referem-se a divisão dos livros do Antigo Testamento.
- Peçam para que cada aluno
leia um nome do livro, por exemplo: Salmos.
- Falem: Agora, você vai fixar
este nome ao lado da palavra “Poéticos”.
Este procedimento deve
acontecer até que todos os 39 livros sejam mencionados.
- Depois, vocês fazem a mesma
coisa com relação aos livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos,
Histórico, Cartas e Profético.
- Para concluir, falem da
importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário