Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
Lição 02: A Predileção dos Pais por um dos FilhosProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro:
A Predileção dos Pais por um dos Filhos. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Queridinho dos
pais?”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Queridinho dos pais?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o favoritismo de Isaque por Esaú e Rebeca por Jacó, que trouxe
sérias consequências familiares.
01 cesta de frutas variadas
Procedimento:
- Apresentem para os alunos uma cesta com vários
tipos de frutas.
- Passem a cesta para os alunos verem e falar qual
daquelas frutas eles têm preferência.
Qual a razão
dessa preferência por determinada fruta?
Deixem que os alunos falem.
- Depois, perguntem: Qual sua cor preferida? Por quê?
Aguardem as respostas.
- Falem: Aqui nestas 02 situações vocês falaram
sobre suas escolhas e preferências por frutas e cores.
Certamente estas preferências não trazem consequências
negativas para você e sua família.
Mas, na lição de hoje vamos estudar sobre um tipo
de preferência que pode causar sérias consequências familiares, emocionais e psicológicas,
que é a predileção dos pais por
determinado filho, tendo como fonte de estudo a situação do casal Isaque e Rebaca;
Isaque tinha favoritismo por Esaú e Rebeca
por Jacó.
- Falem: Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário