Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 05: Novos líderes para um novo tempo: Os JuízesProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Novos líderes para um novo tempo: Os
Juízes, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações
próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a
vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Durante a exposição do tema, apliquem a dinâmica “No tempo dos juízes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No tempo dos juízes
Objetivos:
Promover partcipação dos alunos, através da utilização da Metodologia
Ativa de aprendizagem.
Apresentar a pesquisa realizada pelos alunos sobre a juíza Débora e os
juizes Gideão e Sansão.
Material:
01 quadro branco ou outro material como: cartolina, papel madeira
Marcadores de quadro branco
Papéis para sorteio da ordem de apresentação
Procedimento:
Dias antes da aula:
Dividam a turma em 03 grupos.
Orientem os alunos, através do WhatsApp da turma, para realizar pesquisa
sobre a juíza Débora e os juízes Gideão e Sansão
Grupo 01: Débora
Grupo 02: Gideão
Grupo 03: Sansão
Falar que eles vão apresentar o que pesquisaram durante da aula de forma
objetiva.
Organizem 03 pedaços de papel para sortear a ordem de apresentação,
escrevendo os nomes Débora, Gideão e Sansão.
No dia da aula:
- Após a introdução do tema sobre a situação do povo de Israel depois da
morte de Josué e a atuação dos Juízes, peçam para que os alunos comecem a falar
sobre o que pesquisaram sobre Débora, Gideão e Sansão.
- Antes da fala dos alunos, façam o sorteio da ordem apresentação,
retirando apenas 01 dos papéis para gerar curiosidade e expectativa nos demais
grupos.
- Observem atentamente o que eles estão apresentando. Acrescentam outras
informações ou corrijam algo se necessário.
- Escrevam, no quadro ou em outro material, palavras e expressões para
destacar algumas informações.
Para concluir:
- Analisem a situação de Sansão que teve comportamento positivo e
negativo em sua atuação.
- Enfatizem a importância da atuação fiel de Débora e Gideão.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário