Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
Lição 04: Ídolos na FamíliaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: Ídolos na Família.
Para isto utilizem um marcador de
quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para introduzir o
estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ídolos do coração”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Ídolos do coração
Objetivos:
Enfatizar que devemos amar a Deus acima de todas
as coisas.
Promover reflexão do que seja idolatria na vida do
cristão.
01 coração grande feito de cartolina vermelha
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cópia do texto “Ídolos do coração”(ver no procedimento)
Procedimento:
- Falem sobre vários personagens, considerados
ídolos, que estão em evidência na mídia de um modo geral.
- Falem: Muitas pessoas possuem admiração muito
intensa a um ou mais destes personagens, chegando a dizer que eles são seus
ídolos e até agem de forma fanática e extravagante. Deixem os alunos falarem
sobre isto.
- Depois, leiam o texto “Ídolos do Coração” de forma
compartilhada.
Nos tempos do Antigo
Testamento, a idolatria era facilmente reconhecida – como dançara ao redor de
bezerros de ouro, curva-se diante dos Baals. Mesmo quando o apóstolo Paulo
escreveu aos seguidores de Cristo em Corinto, no primeiro século, a idolatria
pagã era praticada abertamente. Ele admoestou-se para que evitassem qualquer
associação com a mesma(I Co 10.14).
A idolatria ainda é um
perigo para o povo de Deus, embora nem sempre seja assim visível ou óbvio.
Ídolos são geralmente mais sutis e difíceis de serem detectados, pois eles
fazem seus lares nos lugares escondidos do nosso coração.
Se queremos conhecer
nossos ídolos, devemos considerar quais são nossos pensamentos predominantes, o
que pensamos na maior parte do tempo, pode ser um ídolo. Nosso último
pensamento antes de dormir, nosso primeiro pensamento quando acordamos, nossos
devaneios durante o dia são gastos nos itens e questões que valorizamos e nos
quais confiamos.
Qualquer possessão ou
pessoa na qual colocamos esperança de trazer-nos realização, qualquer objetivo
ou aspiração que se torna mais importante para nós do que Deus – estes são
“deuses” que atraem a nossa lealdade e controlam sutilmente as nossas vidas.
Somente Deus pode
satisfazer as profundas necessidades do nosso coração e fazer-nos viver de
verdade. Portanto, seríamos sábios se considerássemos o conselho amoroso do
apóstolo Paulo: “Por isso, meus irmãos, fujam da idolatria”. David Roper Fonte: Nosso Pão Diário
- No início da aula, falamos sobre ídolo que está
em evidência e que facilmente pode ser
indentificado como tal, mas devemos ter cuidado com aquele difícil de ser encontrado,
escondido no nosso coração. Neste texto que acabamos de ler, isto está claro,
isto é, a presença dos ídolos sutis que permeiam nossos pensamentos e ações.
- Depois, perguntem:
Então, como podemos conceituar a palavra “ídolo” e
“idolatria”? Aguardem as respostas dos alunos e depois acrescentem outras
informações, enfatizando que ídolo é qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus.
- Apresentem o coração, representando nosso
intelecto, nossas emoções, e escreva a palavra DEUS e falem: Deus deve ocupar o
centro de nossas ações e pensamentos.
- Reflitam com os alunos sobre coisas que podem
ocupar o lugar de Deus em seus corações,
como bens materiais, pessoas e si mesmo.
- Depois, inciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
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