Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus
Lição 03: Ciúme, o Mal que Prejudica a FamíliaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: Ciúme, o Mal que
Prejudica a Família. Para isto
utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador
para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para introduzir o
estudo da lição, utilizem a dinâmica “Família em conflito”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Família em conflito
Objetivos:
Concluir o estudo sobre os conflitos da família de
Jacó e o mau relacionamento entre eles.
Reafirmar que o ser humano é um ser sociável e que precisa cultivar bons
relacionamentos.
Analisar as ações no âmbito familiar, quanto à convivência.
01 caixa
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Observação: coloquem todos os objetos, apontados acima, dentro da caixa
Procedimento:
- Após o estudo sobre os conflitos da família de Jacó e o mau
relacionamentos entre eles, apliquem esta dinâmica.
- Apresentem a caixa.
- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser
utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa.
- Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem.
Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser
utilizados para que o relacionamento na família seja melhorado?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser
rejeitado, como por exemplo: ciúme, inveja, favoritismo, hostilidade, contendas,
violência etc.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com
as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes
destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e
malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou
não ambiente de boa convivência, respeitando uns aos outros. Deus nos fez serem
sociáveis, mas precisamos ter cuidado com as palavras e ações nos
relacionamentos em família e com os amigos.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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