Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Igreja, um Lugar de Comunhão
Lição 05: As Ordenanças Para a IgrejaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: As Ordenanças Para a Igreja, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem as dinâmicas “O Batismo” e “A Ceia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Batismo
Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês
conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já
presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram,
utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos
batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do
batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há
vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como
“Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura,
enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de
Jesus foi por imersão.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: A Ceia
Objetivo:
Promover momento de entrosamento entre os alunos,
tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia.
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho de
plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os
alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e
refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar
juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando
um momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.
- Distribuam para cada aluno um pão e um copo de
refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro de um
saquinho.
- Então, solicitem que cada um escolha um colega e
troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma mensagem.
- Esta atividade deve ser repetida pelo menos umas
05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se alimentar.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário