Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 03: Moisés e Josué, grandes líderes do povo de IsraelProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Moisés e Josué,
grandes líderes do povo de Israel, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar apliquem a dinâmica
“O Líder Moisés”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Líder Moisés
Objetivos:
Promover estudo sobre as características da liderança de Moisés.
Refletir sobre o legado de Moisés para Josué, seu sucessor.
Material:
Cópias da figura de pé esquerdo e direito(a quantidade vai depender do
número de características – vejam abaixo).
Fita adesiva
Pincel atômico
Procedimento:
- Falem: Depois do que já estudamos sobre a liderança de Moisés, quais
características podemos apontar deste servo de Deus?
- Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos apontem as seguintes características, entre
outras:
Dedicado
Humildade
Manso
Obediente
Fiel
Confiável
Temperamento descontrolado
Caráter controlado
Líder solitário(Centralizador - na fase inicial)
Não percebia a necessidade dos liderados(na fila e em pé)
Agenda lotada(“... de manhã ao por do sol..”)
Soube escutar Jetro
Aceitou proposta de Jetro
Temente a Deus
Tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus
Preparado por Deus
Orava
Adorava a Deus
Rejeitava o erro e corrigia.
- Distribuam para os alunos as figuras de pés e peçam para que escrevam
uma das características apontadas(01 característica por pé).
- Depois, montem no piso da classe um caminho com as figuras de pés.
- Falem: Este caminho representa o caminhar de um líder desde sua
chamada, aceitação do chamado e atuação no Egito diante de Faraó, a
peregrinação no deserto com o povo de Israel. Várias ações foram executadas por
Moisés e nelas podemos observar as características, quer positivas ou
negativas.
- Depois, falem que Josué, sucessor de Moisés, apresentou excelentes
qualidades para substituí-lo, refletindo a imagem do seu mestre, por ter
aprendido pelo exemplo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário