Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido
Lição 04: A conquista da Terra PrometidaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição:
A conquista da Terra Prometida, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A caminho de
Canaã”.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações
próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a
vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A caminho de Canaã
Objetivo: Estudar e refletir sobre os milagres que
aconteceram em 03 situações durante a jornada a caminho de Canaã.
01 filme sobre a jornada do povo de Israel
01 notebook
01 TV
Premiação para os alunos
Procedimento:
1 - Uma semana antes da aula:
- Escolha um filme sobre a jornada do povo de Israel. Vocês podem encontrá-lo no YouTube.
- Assista ao filme, observando as partes que se referem ao tema da lição,
como: a passagem do Jordão, a conquista de Jericó e a batalha de Gibeão.
2 – No dia da aula:
- Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem os
equipamentos e observem se estão
funcionando.
- Aguardem os alunos.
3 - Durante a aula:
- Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre a jormada do
povo de Israel rumo a terra prometida(Canaã), falem que nesta aula, vocês vão
assistir parte do filme sobre a passagem do Jordão, a conquista de Jericó e a
batalha de Gibeão.
- Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio
e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.
- Depois, peçam para que os alunos relatem o que viram.
Os alunos que se destacarem neste relato podem ser premiados.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário