Dinâmica: Caminho do ímpio e do justo
Objetivos:
Enfatizar o conteúdo do salmo 01 acerca do caminho dos justos e dos
ímpios.
Proporcionar momento reflexão sobre conselhos bons e maus.
06 placas para 04 grupos, contendo as expressões a seguir: CERTO, ERRADO,
FAÇA, NÃO FAÇA, ISTO É BOM, ISTO NÃO É BOM.
Procedimento:
- Dividam a turma em 04 grupos e distribuam 06 placas para cada grupo,
deixando de fora 02 alunos
- Falem:
Grupo 01 representará Colegas evangélicos.
Grupo 02 representará Colegas não evangélicos.
Grupo 03 representará Família Evangélica.
Grupo 04 representará Família não Evangélica.
- Agora, afirmem: Os dois colegas de vocês vão ler sobre uma
situação. À medida que as situações
forem apresentadas, os membros do grupo opinam, mostrando através das placas seus
posicionamentos.
Observações:
1 – Não se surpreendam se aparecem respostas inesperadas.
2 – Dentro de um mesmo grupo, pode haver respostas diferentes.
- Quando as placas forem apresentadas, solicitem que apresentem suas
argumentações. Façam as intervenções necessárias.
- Chamem 01 aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes. Após a
leitura de cada parte os grupos opinam.
1 - “Estou conversando com um rapaz, que não é evangélico, através da internet há um bom tempo. Gosto muito dele. A gente quer se conhecer para namorar.”
2 - “Meus pais descobriram que eu estava conversando com este rapaz e me proibiram de entrar em contanto com ele”.
3- “Eu consegui conversar com ele
escondido dos meus pais e vamos nos encontrar no shopping, quero ganhar ele
para Jesus.
- Chamem o outro aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes:
1- “Na escola ou universidade, me oferecem droga, até agora estou
resistindo. não tenho coragem de contar isto para meus pais”.
2- “Estou com muita vontade de experimentar a droga somente uma vez,
tenho curiosidade de saber se é tão bom quanto meus colegas afirmam”.
3- “Experimentei a droga e tive uma sensação muito boa. Mas, foi somente
uma vez. Não tenho coragem de falar para meus pais”.
- Em seguida, trabalhem com os alunos os seguintes questionamentos:
Como avaliar se um conselho é bom? Qual o parâmetro a ser utilizado?
- Depois, leiam o salmo 01.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário