RSS

terça-feira, 4 de abril de 2023

Dinâmica: Caminho do ímpio e do justo

Objetivos:

Enfatizar o conteúdo do salmo 01 acerca do caminho dos justos e dos ímpios.

Proporcionar momento reflexão sobre conselhos bons e maus.

Material:

06 placas para 04 grupos, contendo as expressões a seguir: CERTO, ERRADO, FAÇA, NÃO FAÇA, ISTO É BOM, ISTO NÃO É BOM.

Procedimento:

- Dividam a turma em 04 grupos e distribuam 06 placas para cada grupo, deixando de fora 02 alunos

- Falem:

Grupo 01 representará Colegas evangélicos.

Grupo 02 representará Colegas não evangélicos.

Grupo 03 representará Família Evangélica.

Grupo 04 representará Família não Evangélica.

- Agora, afirmem: Os dois colegas de vocês vão ler sobre uma situação.  À medida que as situações forem apresentadas, os membros do grupo opinam, mostrando através das placas seus posicionamentos.

Observações:

1 – Não se surpreendam se aparecem respostas inesperadas.

2 – Dentro de um mesmo grupo, pode haver respostas diferentes.

- Quando as placas forem apresentadas, solicitem que apresentem suas argumentações. Façam as intervenções necessárias.

- Chamem 01 aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes. Após a leitura de cada parte os grupos opinam.

1 - “Estou conversando com um rapaz, que não é evangélico, através da  internet há um bom tempo. Gosto muito dele.  A gente quer se conhecer para namorar.”

2 - “Meus pais descobriram que eu estava conversando com este rapaz  e me proibiram de entrar em contanto com ele”.

3-  “Eu consegui conversar com ele escondido dos meus pais e vamos nos encontrar no shopping, quero ganhar ele para Jesus.

- Chamem o outro aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes:

1- “Na escola ou universidade, me oferecem droga, até agora estou resistindo. não tenho coragem de contar isto para meus pais”.

2- “Estou com muita vontade de experimentar a droga somente uma vez, tenho curiosidade de saber se é tão bom quanto meus colegas afirmam”.

3- “Experimentei a droga e tive uma sensação muito boa. Mas, foi somente uma vez. Não tenho coragem de falar para meus pais”.

- Em seguida, trabalhem com os alunos os seguintes questionamentos:

Como avaliar se um conselho é bom? Qual o parâmetro a ser utilizado?

- Depois, leiam o salmo 01.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: