Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Igreja, um Lugar de Comunhão
Lição 02: Igreja, uma Família Espiritual
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Igreja, uma Família Espiritual, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para
ilustrar o tema, utilizem a dinâmica “Corpo de Cristo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Corpo de Cristo
Objetivos:
Ilustrar que a Igreja é o
corpo de Cristo.
Refletir importância da unidade e comunhão do Corpo de
Cristo.
Para o grupo 01: 01 folha de
papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras,
02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando
escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 03: Tronco (humano)
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
1- Dividam a turma em dois
grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um corpo humano, utilizando uma folha de papel ofício e uma
coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade
deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo
desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11
pessoas):
- Cada componente desenhará
uma parte do corpo humano, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso
é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o corpo humano,
recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02
para apresentar os dois desenhos.
3 – Solicitem para que
observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um desenho de
um corpo com partes proporcionais e uniformes.
O grupo 02, embora apresentem
um desenho de um corpo com as características semelhantes ao corpo 01, tem um
resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são
diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado
melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do
trabalho.
O Grupo 02 tem um mau
resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos
extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade
e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.
4 – Para concluir, leiam: I co
12. 12 e 27 e Sl 133.01.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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