Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da
Bíblia
Lição 02: Fui Injustiçado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Fui Injustiçado.
-
Falem que este título nos remete a um episódio relatado na Bíblia ocorrido com
José e seus irmãos.
-
Para estudar o tema, utilizem um filme sobre o personagem bíblico José,
apresentando apenas a parte dos sonhos e a reação dos irmãos dele.
Com
antecedência, assistam ao filme por inteiro, escolham algumas partes mais
importantes para apresentar para os alunos. Vejam de que forma vocês vão exibir
o filme, vejam a disponibilidade de equipamentos para tal fim.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e
contextualizada.
-
Reflitam sobre os sonhos e as dificuldades para concretizá-los, mas enfatizem
que Deus está no controle de todas as coisas.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Árvore do Sonho”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Árvore do Sonho
Objetivo:
Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter sonhos, projetos e procurar
concretizá-los.
Material:
1/2 folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
-
Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
É
comum os alunos dizerem que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho,
porém se você for desenhista procure simplificá-lo.
-
Agora, solicitem o seguinte:
Na copa da árvore: escrever um sonho, um desejo, um objetivo ou um
projeto de vida que pretende realizar.
Uma
boa parte dos alunos afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque
muita gente não tem visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Mas não
desanime! Comece a dar exemplos: obter aprovação no fim do ano, no ENEM,
comprar um objeto etc.
Ao lado
das raízes: escrever em que está firmado.
Você
pode fazer as seguintes indicações: firmado em Deus, na Palavra dEle, apoio da
família e dos amigos, na capacidade que Deus dar de estudar e realizar ações,
ou ainda na perseverança, autoestima elevada etc.
No tronco da árvore: escrever algumas ações para concretizar o que foi
sonhado, projetado.
-
Para concluir, leiam Sl 1. 1 ao 3:
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o
conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na
roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei
medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de
águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo
quanto fizer prosperará”.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Você já parou para pensar no tempo de aula da EBD, relacionando à totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto as muitas formas de informação e influências? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Quer saber mais sobre este assunto? Leia o texto “Como utilizar bem o tempo de aula da EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog.
Postar um comentário