Discipulando
– 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição
03: Crendo para Interpretar a Bíblia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Crendo para Interpretar a Bíblia.
- Depois, apliquem a
dinâmica “Seguindo Regras”.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Seguindo
Regras
Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a
importância de estar atento a leitura e interpretação de um texto.
Material:
01 cópia de um texto de atividades para cada
aluno(postada no procedimento)
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da atividade para cada
aluno(postada abaixo)
- Orientem os alunos para que sigam a instrução da
atividade.
Observação: na atividade há somente uma ação a ser
realizada que se encontra logo no início “Leia tudo antes de fazer qualquer
coisa...”, mas normalmente as pessoas não observam esta recomendação e começam
a realizar todas as outras ações.
- Observem as atitudes dos alunos durante a
atividade.
Depois de um certo tempo, eles vão perceber que estão fazendo errado ao
lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu todas as instruções,
cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu
colega do lado”.
- Em seguida, questionem a razão deles não terem
observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou? Qual
regra era para ser seguida?
- Para concluir, falem: Vocês falharam na leitura
de um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia? Nesta lição vamos
estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Atividades
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas
trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste
papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste
trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você
nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz
alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior
esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu
nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até
esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda
acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade
preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva:
___________
14 – Agora que você leu todas as instruções,
cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu
colega do lado.
Autoria desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário