Dinâmica:
De Olho na Vinha!
Objetivos:
Contextualizar o tema da
cobiça, através do fato bíblico da vinha de Nabote cobiçada por Acabe, para a
vida dos alunos.
Material:
Mesa ou bandeja
Uvas (lavadas)
Suco de uva
Copos descartáveis
pequenos(tipo cafezinho)
01 saco para lixo
Nomes digitados: raposas(2)
e raposinhas(2)
Versículos digitados:
Número 01: “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o
lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que
dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
Número 02: “Apanhai-me as
raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”. Ct 2.15
Número 03: “Sede sóbrios;
vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão,
buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe 5. 8 e 9b.
Procedimento:
- Organizem uma mesa ou uma
bandeja com uvas e suco de uva.
- Separem 4 alunos e
coloquem neles os nomes digitados raposas e raposinhas.
Deem as seguintes
orientações para as “raposas” e as “raposinhas”: devem ficar do lado externo do
círculo, andando e aguardando o momento de tentar entrar no círculo(quando for
lido o versículo número 2). Não há necessidade de empurrar ou machucar alguém.
Caso elas consigam entrar no círculo, devem pegar as uvas e sair do círculo. Os
demais alunos não devem saber desta orientação.
- Organizem os demais alunos
em círculo ao redor da mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
Orientem para que os alunos
fechem bem o círculo. Vocês professores também entram no círculo.
- Entreguem para 03 alunos
os versículos digitados(01 para cada) e falem que será dado o comando para que
leiam.
- Peçam para que o aluno que
recebeu o papel com número 01, leia o conteúdo nele escrito:
“Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o
lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que
dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
- Falem: Qual o fruto da videira?
Certamente os alunos vão
dizer que é a uva.
- Então, apontem para o
centro do círculo, onde estão as uvas e falem: Temos aqui o fruto da videira e
o suco deste fruto.
Falem ainda que nós fazemos
parte da vinha do Senhor.
- Falem: Mas... Há sempre
alguém que quer roubar, destruir a vinha, penetrando quando há brechas.
- Peçam para que o aluno que
recebeu o papel com número 02, leia o conteúdo nele escrito:
“Apanhai-me as raposas,
as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”. Ct 2.15
Nesse momento, as “raposas”
e as “raposinhas” devem tentar entrar no círculo.
Caso alguma “raposa” ou
“raposinha” entre ou não no círculo, façam uma reflexão sobre a vigilância,
fidelidade, oração, leitura bíblica, firmeza de fé.
- Falem: Estes pontos
representam o cuidado com a vinha, tenhamos cuidado para não perdermos a nossa
herança.
- Peçam para que o aluno que
recebeu o papel com número 03, leia o conteúdo nele escrito:
“Sede sóbrios; vigiai;
porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão,
buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe 5. 8 e 9b.
- Agora, peçam para que os
alunos façam uma relação entre o que eles acabaram de vivenciar na dinâmica e o
que estudamos sobre a Vinha de Nabote.
- Para concluir, sirvam as uvas e o suco para
seus alunos.
Observação: Não sujem o
ambiente, utilizem o saco de lixo.
Ideia original desconhecida
da dinâmica utilizando círculo fechado com tentativa de penetração no círculo
por algumas pessoas.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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