Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto
da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Lição 03: Jesus e os Grupos Político-Religiosos de
sua Época
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Jesus e os Grupos Político-Religiosos de sua
Época.
-
Escrevam no quadro os nomes destes grupos da época de Jesus:
Saduceus,
Fariseus, Essênios, Zelotes, Herodianos
-
Apresentem as ideias principais destes grupos e como Jesus se comportava diante
deles.
-
Depois, apliquem a dinâmica “A Pressão”,
para contextualizar este tema com a pluralidade religiosa que enfrentamos na
atualidade.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Pressão
Objetivo:
Refletir como deve ser o posicionamento do cristão diante da pluralidade
religiosa, que faz oposição aos valores cristãos.
Material:
10
bexigas
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Para o grupo 01, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam
para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores cristãos, extraídos
das Bíblia.
-
Para o grupo 02, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam
para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores ou ideias
não cristãs de outras religiões, que eles são pressionados a acreditar ou realizar.
-
Depois, o grupo 01 deve fechar bem o círculo de modo que não haja espaços para
alguém entrar. Os balões devem ficar dentro do círculo e os componentes vão
defender seus valores, não deixando que pessoas do grupo 02 penetrem e/ou
coloquem outras bexigas com outros valores.
-
O grupo 02 deve fazer um círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o
círculo do grupo 01 e colocar outras bexigas com valores diferentes.
-
Depois da realização dessa atividade, perguntem:
O
que podemos tirar de lição com esta atividade?
Como
foi o ataque e a defesa dos dois grupos?
Quais
as dificuldades para defender os valores cristãos?
Como
o grupo 01 se sentiu pressionado pelo grupo 02?
-
Depois, peçam para que eles leiam quais os valores do grupo 01 e do grupo 02.
-
Para finalizar, enfatizem a importância de conhecer e saber defender os valores
cristãos diante das influências de outras religiões.
“...
e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que
vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pe 3:15).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário