Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto
da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Lição 04: Jesus e a Lei
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Jesus e a Lei.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa
e contextualizada.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “O
Mandamento do Amor”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo:
Apresentar os 10 mandamentos e enfatizar que se resumem em amar a Deus e ao
próximo.
Material:
01
relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras
digitadas: Amor, Deus, Próximo
01
coração pequeno para cada aluno
01
quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
-
Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
-
Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e
ao próximo.
-
Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam
para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se
que o resultado seja este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos
ao próximo.
Não
terás outros deuses diante de mim
Não
farás para ti imagem de escultura
Não
tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás
o sábado
Honra
a teu pai e a tua mãe
Não
matarás
Não
adulterarás
Não
furtarás
Não
dirás falso testemunho
Não
cobiçarás
-
Depois, solicitem que leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos
10 mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás,
pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo
o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E
o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há
outro mandamento maior do que estes”.
-
Falem: Os 4 primeiros mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical,
isto é, com Deus, a parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento
horizontal, com o próximo, a parte
social.
-
Em seguida, coloquem um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
-
Perguntem: A quem amamos?
Aguardem
as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos
etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
-
Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
-
Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes
de amor ao próximo.
-
Falem: O que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus,
conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem,
pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas
entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de
palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
-
Para concluir, entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que
eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles
e ao próximo.
Por
Sulamita Macedo.
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