RSS

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Lição 02: A Terra de Jesus Hoje

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Terra de Jesus hoje.
- Em seguida, mostrem um mapa de Israel atual e falem sobre a situação desta terra.
- Depois, trabalhem os demais pontos abordados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, apliquem a dinâmica "Terra de Conflito".
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Terra de Conflito
Objetivo: Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.
Material:
01 coração feito de cartolina para cada aluno
01 caixa de palitos de fósforos
01 bandeja
Procedimento:
- Estudamos que a terra onde Jesus nasceu, há algum tempo, está em conflito.
- Falem: Tomando como base esta afirmação e contextualizando esta situação para nossas vidas, respondam a esta pergunta:
E o seu coração é uma terra que está em conflito?
- Entreguem 01 coração feito de cartolina para cada aluno.
- Falem: Quando falamos em coração, nos remetemos a fonte de ideias, das emoções, dos sentimentos etc.
- Depois, falem: Observem as seguintes orientações:
Se o seu coração:
Estiver tranquilo, não faça nada com ele.
Estiver sofrendo pressão, amasse-o.
Estiver dividido, sem saber o que fazer, divida ele ao meio, mas deixe uma parte ainda sem rasgar.
Se estiver inquieto, como algo que queima e incomoda, acenda um fósforo e queime uma parte do coração.
- Em seguida, recolham os corações e reflitam sobre as situações que os alunos estão vivenciando, representadas pelos corações, como terra de paz ou de conflito.
- Para concluir, leiam:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”(Provérbios 4:23).
“Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”(Salmos 37:5).
Por Sulamita Macedo.

2 comentários:

Sulamita disse...

Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.

Sulamita disse...

Você já parou para pensar no tempo de aula da EBD, relacionando à totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto as muitas formas de informação e influências? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Quer saber mais sobre este assunto? Leia o texto “Como utilizar bem o tempo de aula da EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog.