Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da
Bíblia
Lição 04: Como Pude Desperdiçar meus Talentos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Iniciem a aula utilizando a dinâmica “Regra
não é brincadeira”.
-
Apresentem o título da lição: Como Pude Desperdiçar meus Talentos.
-
Falem: Esta frase se refere ao personagem bíblico por nome Sansão.
-
Falem da história de Sansão, solicitando ajuda dos alunos. Depois, reflitam
sobre as atitudes de desobediência deste personagem bíblico.
-
Depois, apresentem os demais pontos da lição, sempre de forma compartilhada e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo:
Enfatizar a importância de obedecer às normas.
Material:
O
material pode ser improvisado de acordo com o tipo de brincadeira escolhida
pelos grupos.
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos.
-
Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras
deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem
um tempo de no máximo 05 minutos.
-
Depois, perguntem:
Havia
também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o
jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
-
Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições,
também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência
e que nesta vamos estudar sobre o jovem Sansão que deveria cumprir regras e que
ele não cumpriu e por isso sofreu as consequências de sua desobediência a Deus.
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário