Discipulando
– 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição
04: Crendo no Deus Trino
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Crendo no Deus Trino.
- Falem que nesta aula, vamos estudar sobre
Trindade.
- Perguntem o que eles sabem sobre isto.
Mesmo que seus alunos sejam novos convertidos, eles
têm ideia do que seja Trindade ou já ouviram falar sobre isto, mesmo que se
forma superficial.
Aguardem as respostas.
- Depois, organizem as ideias sobre Trindade
partindo do que os alunos apontaram e acrescentem outras ideias, chegando a
afirmação de que a Trindade se refere a um Deus trino: Pai, Filho e Espírito
Santo.
- Para exemplificar o conceito de Trindade,
apliquem a dinâmica “3 em 1”.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: 3
em 1
Objetivo: Exemplificar de forma simples o conceito de
Trindade.
Material:
01 caneta
01 copo grande transparente
01 colher de leite em pó
Café(líquido)
01 colher de açúcar
Procedimento:
- Falem: Para exemplificar e melhorar o entendimento
sobre Trindade, vejam este exemplo:
Falem: Aqui há 03 componentes que compõem a caneta.
Separadamente, eles não formam a caneta.
Agora, coloquem a carga e depois a tampa. Observem
que agora a caneta está formada por completo. Assim, também é a Trindade, 03
pessoas, mas um único Deus.
- Para exemplificar a função de cada pessoa da
Trindade, vejam este exemplo:
Apresentem um copo grande e transparente com
café(líquido), uma colher de leite em pó e de açúcar.
Perguntem: O Sabor destes 03 alimentos são iguais?
Certamente que vão dizer que não são iguais.
Enfatizem que cada um tem um sabor diferente do
outro.
Falem, dessa forma é Trindade, cada pessoa tem sua
função, mas formam um Deus.
Agora, juntem o leite, o açúcar e o café.
- Falem: A Trindade é assim, desta forma final: São
03 em 01, isto é, 03 pessoas que cumprem funções diferentes, mas que são um.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Discipulado
e a EBD
Fazer discípulo é parte constante da Grande Comissão,
conforme Mt 28. 19 e 20: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a
guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco
todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”(grifo nosso). Além do verbo
“ir”(Ide), há também o “fazer”
discípulo, batizando e ensinando a
guardar os ensinamentos de Jesus. Assim, percebe-se que o importante não é
somente ganhar alguém para Cristo, mas ensiná-lo. E a classe da EBD, denominada
de Discipulado, cumpre o objetivo de orientar e ensinar a Palavra de Deus.
A
classe do Discipulado na EBD é composta por pessoas que aceitaram a Cristo como
seu salvador pelo menos há um ano. Nela os recém-convertidos vão conhecer os
fundamentos da fé de
acordo com a Bíblia, para que os seus primeiros passos sejam orientados e
seguros no caminho em que devem andar. Dessa forma, eles estarão sendo cuidados
nesta nova etapa da vida e
eles podem afirmar de modo diferente do salmista, quando disse: “Olhei para a
minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou;
ninguém cuidou da minha alma”(Sl 142:4).
Para que haja alunos nesta sala é recomendável que as
pessoas que integram o departamento de Discipulado e os professores, estejam
atentos a aqueles que aceitam a Cristo nos cultos, para que sejam convidados a
participar da classe do Discipulado, entregando-lhes um convite contendo o
local, horário e endereço da igreja ou de outro local onde se realizam as
aulas, como também presenteá-los com uma Bíblia(existem exemplares a venda com
preços razoáveis) e fazer o registro do nome, endereço, telefone etc.
Tanto o departamento de Discipulado como os professores
devem de forma equilibrada manter contato com os recém-convertidos, através de
telefone, e-mail, rede social, visita em domicílio com agendamento prévio, com
a intenção de mantê-los unidos, informados. Dessa forma, perceberão que são
lembrados, queridos e cuidados. Sendo
assim, eles terão vontade e prazer de estar na classe para aprender da Palavra
de Deus. Paulo alerta: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos,
o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo(I Pe 2:2).
A receptividade dos alunos recém-convertidos à
classe deve ser de forma prazerosa para que eles se sintam integrados e
acolhidos pelos professores e alunos, que da mesma forma que eles, também
ingressaram recentemente no evangelho e na classe. Na primeira aula, eles devem
receber uma revista de lições bíblicas para que possam ler e acompanhar os
temas a serem estudados. É interessante também uma conversa particular com os
alunos que chegam para explicar como funciona a EBD e orientá-los a participar
dos cultos, mostrando a importância da frequência aos trabalhos da igreja, pois
necessitam de alimento para que possa haver desenvolvimento espiritual,
conforme lemos em II Pe 3.18: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor
e Salvador, Jesus Cristo”.
É interessante também que o professor da classe
oportunize aos alunos momento para que perguntem e tirem dúvidas, pois desta
forma se sentirão mais confiantes tendo em vista que as respostas dadas pelo
docente vão firmando novas ideias de conformidade com a Palavra de Deus. O
ensinamento para este tipo de classe pode ser comparado ao alimento fornecido
para uma criança recém-nascida, isto é, como “meninos em Cristo” de acordo com
as palavras do apóstolo Paulo: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a
espirituais, mas[...] como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com
carne, porque ainda não podíeis”(I Co 3:1 e 2). Daí a importância deste tipo de
classe para um crescimento progressivo e adequado, através de uma alimentação
espiritual correta e sistemática, para que o evangelho seja gerado neles. Esta
ideia é confirmada por Paulo quando escreveu aos Galátas: “Meus filhinhos, por
quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós”(Gl
4:19).
Apresentar
para os novos convertidos a importância de estar reunidos é de fundamental
importância para que percebam a necessidade de ser frequentes aos trabalhos do
discipulado e da igreja. Para exemplificar isto, pode ser realizada uma
dinâmica, na qual se entrega 01 palito de churrasco para cada pessoa e pedir
para que quebrem. Eles vão quebrar com facilidade. Depois, pegar uma quantidade
de palitos correspondente a quantidade de pessoas, entregar para alguém do
grupo e pedir que ele quebre o conjunto de palitos. Ele não vai conseguir.
Depois, comentar sobre as lições que podem ser tiradas deste procedimento: o
novo convertido isolado pode ter mais dificuldade para se manter em pé, as
dúvidas e as críticas que recebe pode enfraquecer sua fé, e ser quebrado como
aconteceu com o palito. Mas, ele estando integrado, se sentirá mais forte e com
orientação se sentirá fundamentado e seguro para prosseguir, como na
demonstração de todos os palitos juntos. Em seguida, apresentem este versículo
para enfatizar a importância da integração do novo discípulo as atividades já
mencionadas: “E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara
na tua mão”(Ez 37:17).
Finalmente,
a resposta do mordomo-mor etíope “Como poderei entender, se alguém não me
ensinar?”(At 8. 31) para Felipe demonstra a real necessidade do ensino e da
orientação para que o novo convertido entenda os valores do Reino de Deus,
contidos na Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.
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