Juvenis -
Currículo do Ano 1: Questões Difíceis dos Nosso Tempo
Lição 02: O Cuidado com a Mídia
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O Cuidado com a Mídia.
-
Perguntem: O que é Mídia?
Aguardem
as respostas. Certamente as respostas vão girar em torno de que se refere aos
meios de comunicação de massa.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Você
Compartilha?”, que proporcionará a reflexão
sobre as influências dos meios de comunicação.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição sempre de forma
participativa e contextualizada.
-
Para concluir, falem como deve ser atitude do cristão diante da Mídia,
apresentando a forma sábia e o uso indevido de sua utilização.
Utilização
sábia: visão crítica, discernimento, administração do tempo, cultivar uma vida
de comunhão com Deus, realizar pesquisar e evangelizar.
Uso
indevido: o tempo excessivo, valores não cristãos, falta de controle próprio
diante de sites e leituras inadequadas, consumo, dependência da utilização etc.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você Compartilha?
Objetivo:
Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
14
envelopes
Nomes
e expressões digitados(vejam no procedimento)
Procedimento:
Consumo
Moda
Culto
ao corpo
Mensagens
subliminares
Informação
Rápida
comunicação
Influência
de seitas
Tempo
excessivo diante da TV e Internet
Falta
de tempo para conversar
Pouco
ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização
através da mídia
Indução
a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas
de TV e sites inadequados
-
Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente
para ele.
O
professor pergunta: Você compartilha?
-
O aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
-
O professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto
deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
-
Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam
para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
-
Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem
que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do
cuidado que devemos ter diante destas situações.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Você já parou para pensar no tempo de aula da EBD, relacionando à totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto as muitas formas de informação e influências? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Quer saber mais sobre este assunto? Leia o texto “Como utilizar bem o tempo de aula da EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog.
Postar um comentário