Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de
Lucas, o médico amado
Lição 02: O Nascimento de Jesus
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Nascimento de Jesus.
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, apliquem a dinâmica "O que tenho para oferecer?"
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O que tenho para oferecer?
Objetivo: Refletir sobre a importância do nascimento de Jesus, aceitá-LO como salvador e o que podemos oferecer para ele.
Material:
01
marcador para quadro branco ou oi pincel atômico
01
aliança ou anel
01
vidro de perfume
01
frasco de mirra(vocês encontram nas livrarias evangélicas, é usado para unção)
01
baú ou uma caixa
Observação:
colocar o anel, o perfume e a mirra dentro do baú
Procedimento:
-
Falem: Os magos saíram do Oriente para Jerusalém para ver o recém nascido Jesus, com a
intenção de adorá-Lo, conforme lemos em Mt. 2. 2:
“Onde
está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no
oriente, e viemos a adorá-lo”.
-
Escrevam no quadro a palavra ADORAÇÃO.
-
Falem: A estrela que os guiava parou onde estava Jesus e eles tiveram uma
grande alegria. Leiam: Mt 2. 9 e 10:
“E,
tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no
oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde
estava o menino. E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande
alegria”
-
Escrevam no quadro a palavra ALEGRIA.
-
Falem: Os magos se prostraram diante de Jesus e ofereceram presentes: ouro,
incenso e mirra. Leiam Mt 2.11:
“E,
entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o
adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e
mirra”
-
Escrevam no quadro: PROSTRAR, OURO, INCENSO E MIRRA.
-
Apontem para as palavras do quadro e falem: Estas foram as atitudes e os
presentes dos magos.
-
Depois, abram o pequeno baú e apresentem:
Ouro,
mostrando uma aliança ou anel de ouro.
Incenso,
mostrem um perfume de excelente fragrância
Mirra,
mostrem um frasco de mirra
-
Perguntem: Estes foram os tesouros oferecidos pelos magos para Jesus. E o que
você tem para oferecer a Jesus?
Aguardem
as respostas. Certamente, eles vão dizer que é aceitá-LO como salvador.
-
Falem: Com certeza, Jesus já nasceu no coração de vocês. Mas, precisamos
observar o exemplo dos magos, através da alegria, adoração, prostração e
entrega de algo precioso. Sendo assim, devemos:
Aceitar
e servir a Jesus alegremente.
Oferecer
o que é mais precioso em sua vida.
Ter
atitude de adorador.
Prostrar-se
diante de sua soberania.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Você já parou para pensar no tempo de aula da EBD, relacionando à totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto as muitas formas de informação e influências? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Quer saber mais sobre este assunto? Leia o texto “Como utilizar bem o tempo de aula da EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog.
Postar um comentário