Discipulando
– 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição
02: Conhecendo a Bíblia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Conhecendo a Bíblia.
-
Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Conhecendo a
Bíblia”, que proporcionará o
conhecimento sobre a organização da Bíblia.
- Depois, trabalhem os demais pontos levantados na
lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Conhecendo a Bíblia
Objetivo:
Conhecer a organização da Bíblia: Antigo e Novo
Testamento.
Material:
01 Bíblia
para cada aluno
Nomes digitados:
. Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos,
Poéticos e Proféticos.
. Novo Testamento, Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
. Nomes dos livros da Bíblia digitados e cortados
separadamente
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a
Palavra de Deus e que nEla encontramos alimento para a vida espiritual, digam
que para termos conhecimento dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar
a Bíblia. Para isto, precisamos saber como manuseá-la.
- Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no
índice e falem: esta é a relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O
vocábulo “Bíblia” significa: conjunto de livros.
- Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do
livro, abreviação desse nome, o número de capítulos e o número da página.
Observem também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento
com 39 livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é composta por 66
livros.
- Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do Antigo
Testamento para os alunos. Certamente, um aluno receberá mais de um nome.
- Coloquem no quadro os seguintes nomes:
Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
- Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos
livros do Antigo Testamento.
- Peçam para que cada aluno leia um nome do livro,
por exemplo: Salmos.
- Falem: Agora, você vai fixar este nome ao lado da
palavra “Poéticos”.
Este procedimento deve acontecer até que todos os
39 livros sejam mencionados.
- Depois, vocês fazem a mesma coisa com relação aos
livros do Novo Testamento, usando as palavras Evangelhos, Histórico, Cartas e
Profético.
- Para concluir, falem da importância da leitura
bíblica e da obediência a Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Com o chamado para o ensino, o professor deve se preparar para que exerça de exitosa a tarefa que lhe foi dada, pois esta nobre atividade requer dedicação, conforme lemos em Romanos 12:7: "... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Você já parou para pensar no tempo de aula da EBD, relacionando à totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto as muitas formas de informação e influências? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Quer saber mais sobre este assunto? Leia o texto “Como utilizar bem o tempo de aula da EBD”, que você encontra no marcador “Texto Pedagógico” deste blog.
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