Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem Sou
Lição 05: Um Cristão de verdade
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Um Cristão de verdade.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Parece, mas
não é!”
-
Agora, trabalhem o conteúdo da parábola e sua aplicação pessoal, enfatizando que
ser trigo é ser um cristão de verdade.
-
Para finalizar, sugiro que vocês entreguem para os alunos um lanche feito do
trigo(farinha de trigo) que pode ser um pedaço de bolo, um pãozinho, biscoito
etc. Aproveitem e enfatizem que o trigo(a semente boa) nos proporciona coisas
boas como estas que estamos comendo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Parece, mas não é!
Objetivo:
Encenar a parábola do Trigo e do Joio.
Material:
Sementes
Ramo
de trigo desidratado e de plástico, o primeiro para simbolizar o trigo e o
segundo o joio. Vocês encontram nas lojas de ornamentação e flores.
Humano:
01 pessoa para representar o dono do campo e outra o inimigo, os demais alunos
serão os servos.
Procedimento:
-
Façam uma encenação da parábola do Joio e do Trigo. Para tanto, leiam o texto
com os alunos, para que eles entendam a história.
“Propôs-lhes
outra parábola, dizendo:
O
reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e
retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E
os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe:
Senhor,
não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E
ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso.
E
os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele,
porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o
trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da
ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o
queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”. Mateus 13:24-30
-
Agora, vejam quem serão os personagens e o que vão fazer de acordo com o relato
da parábola.
O
dono do campo
Os
servos do dono do campo
O
inimigo
-
Agora, os alunos fazem a representação da parábola.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da parábola e sua aplicação pessoal.
Por
Sulamita Macedo.
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