Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Meus pais têm religiões diferentes, e agora?
-
Para introduzir o estudo, apliquem a dinâmica “Religiões Diferentes”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Religiões diferentes
Objetivo: Refletir sobre a convivência familiar quando há
religiões diferentes.
Material:
Não
é necessário
Procedimento:
-
Falem que nesta lição o assunto a ser tratado será sobre família na qual
existem pessoas com religiões diferentes.
-
Façam um levantamento da situação dos alunos quanto a isto, escrevendo a
quantidade de alunos nos seguintes casos:
Pais
e filhos evangélicos
Filhos
evangélicos e pais com outras religiões
-
Perguntem para os alunos do segundo caso, como tem sido a relação entre eles e
seus pais.
Aguardem
as respostas.
-
Em seguida, organizem uma encenação sobre:
Filhos
evangélicos que querem impor aos pais sua crença.
Pais
não crentes que não aceitam que o filho seja evangélico, reprimindo outra forma
de crença na família.
-
Depois, solicitem qual o posicionamento dos alunos sobre os dois casos.
-
Em seguida, apresentem orientações de como de se portar diante destas
situações, de acordo com a Palavra de Deus, observando também as indicações
apontadas na lição.
-
Para concluir aproveitem a atividade e contextualizem com a situação vivenciada
pelos alunos, diante de conflitos enfrentados na família quando seus membros
professam religiões diferentes.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário