Lição 08: Edificados sobre o
Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem
iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Edificados
sobre o Fundamento dos Apóstolos e dos Profetas.
- A exposição do tema da aula
na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um
método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não
é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar
que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o
professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... e tendem a se dispersar
e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam
estas sugestões para melhor compreensão do tema.
- A
visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que
está sendo exposto.
Escrevam
no quadro as expressões pedra de esquina,
pedra principal e pedra angular, quando vocês forem explicar o item I.
Aproveitem e mostrem para os alunos figuras de pedra Angular.
Apresentem
figura do Tabernáculo, para o item III.
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Morada de Deus e templo
do Espírito Santo”
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Morada de Deus e
templo do Espírito Santo
Objetivo: Enfatizar
que o cristão é templo e morada de Deus por meio do Espírito Santo.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel
dourado
¼ de uma folha de papel ofício
com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o
Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de barro
e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso
deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de um
relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro
(retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão com
Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação,
através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há dois grupos: os que não
aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo
resgate do tesouro.
Os que aceitam Jesus como
Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
Leiam: “Temos, porém, este
tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de
nós”(2 Coríntios 4:7).
Falem também: Desde a
conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e
recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a
caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra para ver o que é o tesouro. O
aluno deverá ler o que contém o papel: Habitação de Deus por meio do Espírito
Santo.
- Concluam, lendo:
“Ou não sabeis que o vosso
corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e
que não sois de vós mesmos?”(1 Coríntios 6:19).
“No qual também vós juntamente
sois edificados para morada de Deus em Espírito”(Efésios 2:22).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário