Lição
07: Na
Separação entre os Pais, como agir?
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Na separação entre os pais, como agir?
-
Para introduzir o estudo, apliquem a dinâmica “Cabo de Guerra”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Cabo de Guerra
Objetivo: Refletir sobre a situação dos filhos divididos
entre atenção e orientação dos pais separados.
Material:
01
corda
Palavras
digitadas: PAI, MÃE, VOCÊ.
Procedimento:
-
Falem para os alunos sobre uma brincadeira por nome “cabo de guerra”, que
consiste em duas equipes segurar uma corda, cada uma numa extremidade oposta,
vencendo aquela que puxar a outra até que ultrapasse a marca traçada no chão,
equivalendo a metade da corda.
-
Depois, façam uma simulação dessa brincadeira, com algumas modificações:
. Escolham dois alunos para puxar a corda, um de
cada lado.
. Coloquem de um lado da corda a palavra “PAI” e do
outro lado “MÃE”.
. No meio da corda, coloquem a palavra “VOCÊ”.
-
Marquem a metade da corda, com um traço no chão ou utilizem um objeto para esta
demarcação.
-
Solicitem aos dois alunos para iniciar o jogo e solicitem que os demais
observem.
-
Depois, perguntem o que estamos vendo? O que isto pode exemplificar?
Aguardem
as respostas. Fiquem atentos as falas dos alunos, pois nesse momento, alguns
podem se identificar com esta situação.
-
Falem apontando para o cabo de guerra: Alguns alunos podem estar passando por
uma situação semelhante a um cabo de guerra, pois possuem pais separados. O pai
puxa para um lado, a mãe para o outro. E você, no meio dessa guerra. O que
fazer?
-
Depois, trabalhem com os alunos os pontos levantados na lição, enfatizando que
embora os pais estejam separados, precisam apoiar, orientar, amar os filhos.
Ideia
original da brincadeira Cabo de guerra: desconhecida
Dinâmica
elaborada por Sulamita Macedo.
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