Adolescentes - A Família Cristã
Lição
09: Obrigações em Família
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Obrigações em famílias.
- Para introduzir o estudo, apliquem a dinâmica
“Regra não é brincadeira”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Regra não é brincadeira!
Objetivo: Enfatizar a necessidade e obediência as regras.
Material:
Papel
e lápis
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos.
-
Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras
deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem
um tempo de no máximo 05 minutos.
-
Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as
regras e se possível fazer uma demonstração.
-
Depois, perguntem:
Havia
alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia
também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o
jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
-
Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições,
também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência
e que nesta lição será estudado sobre os limites e regras no relacionamento
familiar, ou melhor, entre pais e filhos.
-
Depois, leiam Pv 29.15: “É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas
as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha”.
(NTLH).
Por
Sulamita Macedo.
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