Lição 08: O Dom de Discernir os espíritos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O dom de discernir os espíritos.
- Agora, utilizem a dinâmica
“Dom de Discernimento de Espíritos”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Dom de Discernimento
de Espíritos
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o dom de discernimento de Espíritos.
Material:
Não é necessário
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Falem que vamos fazer a
brincadeira “O mestre e o detetive”.
Como funciona?
Escolhe-se um aluno para ser o
detetive, que deve sair do círculo e ficar em algum lugar que não possa ver os
demais colegas.
Em seguida, um aluno é
escolhido para ser o mestre. A escolha não pode ser feita em voz alta, para que
o detetive não escute.
O mestre faz os comandos e os
demais colegas repetem os movimentos.
O detetive deve ser chamado
para descobrir quem é o mestre. Ele terá 03 tentativas. Se não conseguir, outro aluno vai ser o
detetive.
O mestre deve trocar de
movimentos várias vezes. Se o mestre for descoberto, ele passará a ser o
detetive.
- Após a realização da
brincadeira, falem que o dom de discernimento de Espírito e a brincadeira têm
característica semelhante, a grosso modo, quanto a algo que está oculto e que
vai ser descoberto, revelado por alguém.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário