Juvenis – Jesus e o reino de Deus
Lição 09: O que é o Reino de Deus
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O que é o reino de Deus.
- Para iniciar a aula, apliquem a dinâmica
“Passaporte”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Passaporte
Objetivo: Oportunizar estudo sobre a mensagem do Reino de
Deus, a forma de ingresso e permanência nele.
Material:
Bíblia
Sagrada
Um
passaporte(se possível) ou uma figura de passaporte
05
folhetos evangelísticos para cada aluno.
Procedimento:
-
Apresentem o passaporte e perguntem:
Para
que serve um passaporte?
Qual
a importância do visto no passaporte?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, perguntem: Qual a forma de ingresso para o Reino de Deus?
Aguardem
as respostas.
-
Resuma as respostas com a leitura de Jo 3. 3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na
verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o
Reino de Deus”.
Então,
digam este é o passaporte para a entrada no Reino de Deus.
-
Acrescentem que a mensagem do reino proclama o arrependimento (Mc 1.15)” ... O
tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no
evangelho”.
Enfatizem
que esta era a mensagem que Jesus pregava durante o exercício de seu
ministério.
-
Falem que o visto de permanência no Reino de Deus ocorre com a observância dos
princípios deste reino. Então, leiam com os alunos as bem-aventuranças (Mt 5.3
a 11) de forma compartilhada, para dinamizar a leitura.
-
Leiam também Gl 5. 22. Falem também que no Fruto do Espírito, encontramos
outros valores para serem exercitados pelos integrantes do reino.
-
Para concluir, falem da necessidade da divulgação da mensagem do Reino de Deus
para que outros sejam resgatados do reino das trevas.
Distribuam
5 folhetos evangelísticos para cada aluno e orientem para que eles entreguem no
caminho para casa, ao sair da EBD.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário