Lição 06: A
Crucificação de Jesus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Crucificação de Jesus.
-
Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O sofrimento de Cristo”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Sofrimento de Cristo
Objetivo: Iniciar o estudo sobre o sofrimento de Jesus.
Material:
01
corrente confeccionada de papel ou EVA
01
Chicote ou um cinto ou um cinturão
01
alfinete ou agulha
01
folha de papel madeira ou cartolina
Procedimento:
-
Perguntem:
. Alguém aqui
passou por uma situação em que ficou trancado sem poder sair de algum lugar?
Como você se sentiu?
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar
a situação vivenciada.
. Alguém já sofreu uma agressão física de algum
colega numa discussão ou briga? Como você se sentiu como apanhou?
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a
situação vivenciada.
. Alguém já se furou com algo perfurante, como
prego, alfinete etc?
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a
situação vivenciada.
-
Falem: Todas estas situações causaram sofrimento, tristeza etc. Mas, hoje vamos
estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que vocês
relataram.
-
Falem: Vocês já sabem que antes da crucificação de Jesus, aconteceram várias
situações que provocaram muito sofrimento para Ele.
-
Apresentem uma folha de madeira ou cartolina com um desenho de uma cruz em
tamanho grande.
-
Falem que a cruz vai representar o sofrimento de Jesus.
-
Peçam para que os alunos citem estes fatos que eles lembram que causaram
sofrimento de Jesus antes de sua morte na cruz. As respostas devem ser escritas
ao redor da cruz.
Preso
Acusado
com falsas testemunhas
Chicoteado
Torturado
Cuspiram
no rosto dele
Coroa
de espinhos na cabeça
Morte
na cruz
-
Perguntem: Por que Jesus passou por este sofrimento além da morte de cruz?
Enfatizem
que a morte de Jesus foi para nos salvar e nos dá vida abundante.
-
Leiam: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus
amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”(Jo 15.13 e 14).
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário